As autoridades norte-americanas estão considerando tomar medidas de resposta caso Rússia não cumpra o Tratado de Céus Abertos, informa um representante do Departamento de Estado dos EUA.
O tratado está em vigor desde 2002 e permite aos países-membros recolher de modo aberto informações sobre as forças armadas e atividades militares uns dos outros.
O especialista na área de aviação, Viktor Pryadka, falou ao serviço russo da rádio Sputnik que Washington usa estas declarações como um pretexto para outros objetivos.
"Possivelmente, eles têm algo a esconder. Por exemplo, instalações que os EUA não quererem revelar. O Alasca é escassamente povoado e, que eu saiba, lá há estações experimentais. Acredita-se que elas tenham sido criadas para controle das condições meteorológicas, mas é possível que tenham sido construídas para interferir nelas. Nossas relações com os EUA estão difíceis e eles podem sair do Tratado de Céus Abertos [opiando-se na alegada violação da Rússia] para pôr em prática seus projetos ligados a bases militares", disse o especialista.
O Tratado de Céus Abertos foi assinado em 1992 e se tornou uma das medidas para reforçar a confiança na Europa após a Guerra Fria.
O tratado está em vigor desde 2002 e permite aos países-membros recolher de modo aberto informações sobre as Forças Armadas e atividades militares uns dos outros.