O vídeo foi lançado na última segunda-feira e mostra um veículo parecido com um helicóptero de passageiros. Se o dispositivo entrará nas fileiras dos militares russos ou se será usado para fins civis — ou ambos — continua sendo um mistério até agora.
"Agora o veículo está sendo testado. Em breve, vamos demonstrar o carro na prática", disse o diretor de comunicações da empresa, Sofia Ivanova, à RIA Novosti. Aparentemente, a principal função do 'helicóptero-móvel' é o transporte.
Os pilotos do veículo não precisarão da quantidade considerável de equipamentos que seus colegas usam em aviões — apenas um joystick, o que ajuda a mudar facilmente a direção com o passar do tempo.
O "carro voador" possui oito pás de rotor alimentadas por um acumulador. Até agora, é capaz de carregar uma pessoa.
O Grupo Kalashnikov é um dos maiores produtores russos de armas e fabrica rifles de assalto e atiradores, além de projéteis de artilharia guiados e uma ampla gama de armas de precisão.
Além das armas, a empresa diz que está desenvolvendo "estações de armas remotas, veículos aéreos não tripulados e barcos multifuncionais para fins especiais".
Esta não é a primeira vez que este tipo de dispositivo é exibido. A Hoversurf, com sede em Moscou e agora instalada em San Francisco (EUA), apresentou no Salão Aeroespacial Russo MAKS-2017 um aeromoto inovador baseado em um drone, e que também pode funcionar como um táxi voador capaz de transportar até 100 quilos de peso.