"Sem dúvida, o desafio crucial que a comunidade internacional atualmente enfrenta é acabar com o Daesh e outras organizações terroristas reconhecidas pela ONU, incluindo a Frente al-Nusra. Infelizmente, apesar dos passos dados pela ONU, ainda podemos ver que o Daesh e, talvez ainda mais, outros grupos terroristas mencionados recebem financiamento, equipamentos e outros tipos de apoio material de fora", disse ele em entrevista à RIA Novosti. "De que outra maneira os militantes do Daesh resistem a forças armadas regulares de vários Estados por tantos anos?", questionou.
De acordo com Syromolotov, a campanha ocidental de difamação contra a Rússia na Síria, que chega ao ponto de justificar ações extremistas contra cidadãos russos, só serve para fortalecer os terroristas, embora estes estejam cada vez mais encurralados tanto nos territórios sírios quanto iraquianos.
"Continuamos achando que essas manipulações cínicas de países estrangeiros favoreceram os terroristas, promovendo a radicalização do sentimento público, incitando diretamente e perigosamente ataques terroristas."