"Os serviços de emergência prestaram assistência a 38 feridos em resultado dos confrontos com a polícia espanhola. 35 deles sofreram ferimentos ligeiros, os restantes três – de gravidade média", se lê no comunicado do Ministério, publicado em sua conta no Twitter.
El @semgencat ha atès 38 persones per les càrregues dels cossos policials espanyols. D'aquestes, 35 han estat lleus i 3 menys greus
— Salut (@salutcat) 1 de outubro de 2017
De acordo com o ministério, nove feridos foram transportados aos hospitais com hematomas, tonturas e em estado de pânico.
Enquanto isso, na Internet aparecem imagens provando que a polícia espanhola bastões e balas de borracha contra os manifestantes.
Projectils. pic.twitter.com/90Dux22caq
— Jordi Graupera (@JordiGraupera) 1 de outubro de 2017
Hoje, 1º de outubro, às 9h00 (horário local, 4h00 em Brasília), na Catalunha teve início o referendo pela independência, que Madri qualifica de ilegal, e cuja realização foi invalidada pelo Tribunal Constitucional da Espanha.
A polícia afirmou que conseguiu tomar sob seu controle a maior parte das 2315 seções eleitorais. Em vários locais de votação têm lugar confrontos entre a polícia e pessoas que chegam para votar. O governo da Catalunha afirma que mais de 70% das seções eleitorais estão abertas.