Sabe-se que Benjamin Hoskins Paddock, pai de Stephen, era um ladrão de banco que escapou de uma prisão federal do Texas em 1969, enquanto cumpria uma pena de 20 anos.
Las Vegas terrorist Stephen Paddock's father was on FBI 10 Most Wanted list for bank robbery. #LasVegas #lvshooting pic.twitter.com/tcApY5miue
— Ryan Graham (@RyanGraham10) 2 de outubro de 2017
Depois disso, Benjamin Paddock terminou na lista dos mais procurados do FBI, da qual ele foi retirado somente em 1977. Um ano depois, o criminoso foi encontrado pela polícia no Estado americano do Oregon
O fugitivo tinha sido diagnosticado à época como um "psicopata" e também tinha possíveis "tendências suicidas", de acordo com o jornal britânico.
No ataque desta segunda-feira – o maior do gênero da história estadunidense –, pelo menos 58 foram mortas e 515 ficaram feridas, de acordo com as mais recentes informações das autoridades dos EUA. Elas acompanhavam um show de música country, quando Stephen Paddock abriu fogo indiscriminadamente do alto de um dos apartamentos do hotel.
Antes de ser detido, ele se suicidou. No quarto, a polícia encontrou mais de 10 rifles e farta munição. Stephen Paddock não tinha ficha criminal, gostava de caçar, era um piloto licenciado e vivia a 90 minutos de Las Vegas, onde vivia com a namorada Marilou Danley, de 62 anos.
Além de licença para caça, o atirador tinha licença para pesca e trabalhou para a companhia armamentista Lockheed Martin por três anos, como auditor, nos anos 1980. Ele chegou ao hotel na última quinta-feira, e teria passado a maior parte do tempo jogando, segundo autoridades norte-americanas.