O jornal governamental norte-coreano Rodong Sinmun se refere aos esforços exercidos pelos EUA para impor sanções contra seu programa de armas nucleares como "inúteis" e promete converter o país, inevitavelmente, em uma "força nuclear".
"As sanções estadunidenses contra a RPDC (República Popular Democrática de Coreia) são inúteis. As administrações estadunidenses sucessivas utilizaram sanções anti-RPDC para passar vergonha perante o mundo*", diz o comunicado.
Entretanto, o jornal governamental afirmou que "o poder político-militar da RPDC tem aumentado rapidamente e que a posição estratégica da Coreia do Norte se encontra na fase mais alta, apesar das frenéticas sanções estadunidenses". "A RPDC juntará todas as energias para alcançar o objetivo final de tonificar a força nuclear estatal", conclui.
Tillerson é a favor da campanha de "pressão pacífica" através das sanções dos EUA e da ONU e da cooperação com a China para conter o regime da Coreia do Norte.
No entanto, seus esforços não estão dando resultados e a decadência é perceptível pela guerra verbal extraordinária entre o presidente estadunidense, Donald Trump, que ridiculizou o líder norte-coreano, Kim Jong-un, como "homem de míssil" quem, em sua vez, chamou Trump de "velho lunático".