O evento ocorreu na Casa Branca, com o Trump acompanhado pela primeira-dama, e pela cúpula militar, na companhia de respectivas esposas. Momentos antes, o presidente realizou uma reunião com o comando do Pentágono e outros altos funcionários militares, durante a qual fez duras declarações sobre o Irã a a Coreia do Norte.
Segundo os jornalistas presentes na Casa Branca, antes do jantar Trump apontou para o salão, onde estava sendo realizado o evento e disse aos jornalistas: "Vocês sabem o que isso significa? Talvez seja a calmaria antes da tempestade".
Os representantes da imprensa, sem sucesso, pediram para especificar à que tempestade Trump estaria se referindo. "Vocês saberão em breve", disse o chefe de Estado.
Nesta quinta-feira, o jornal The Washington Post informou que Trump pretende anunciar na semana que vem o rompimento do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015. Segundo a publicação, o presidente dos Estados Unidos considera que o acordo "não atende aos interesses nacionais dos EUA".