Membro do Comitê russo da Duma para Relações Exteriores, Anton Morozov voltou recentemente de uma viagem a Pyongyang e garantiu, em entrevista à RIA Novosti, que o governo norte-coreano planeja testar tal arma em breve.
"Eles [a Coreia do Norte] estão se preparando para lançar um novo míssil de longo alcance. Eles até nos deram cálculos, mostrando que o míssil é capaz de alcançar a costa ocidental dos EUA", disse Morozov, acrescentando que o espírito no país era "bastante animado".
Morozov sublinhou que a situação exige uma rápida intervenção de todos os Estados interessados, especialmente aqueles representados naquela região, a fim de evitar hostilidades em grande escala.
A delegação russa realizou uma visita oficial à capital norte-coreana entre os dias 2 a 6 de outubro, afirmou anteriormente a embaixada da Rússia na Coreia do Norte. Os parlamentares discutiram a cooperação bilateral com o embaixador russo na Coreia do Norte.
Anteriormente, informações da inteligência sul-coreana deram conta que Pyongyang poderia conduzir pelo menos um novo teste balístico ou nuclear em outubro, no dia 10 de outubro – aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores norte-coreano –, ou no dia 18 do mesmo mês – quando acontece o 19º Congresso do Partido Comunista da China.
A informação é semelhante ao informe mais recente da agência norte-americana CIA sobre o assunto.