- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após prisão de Nuzman, COI suspende temporariamente o Comitê Olímpico do Brasil

© Tânia Rêgo / Agência BrasilCarlos Arthur Nuzman, presidente da Rio-2016.
Carlos Arthur Nuzman, presidente da Rio-2016. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Comitê Olímpico Internacional (COI) suspendeu temporariamente o Comitê Olímpico do Brasil (COB) em razão da investigação em torno do seu presidente, Carlos Arthur Nuzman, de acordo com o site oficial do COI.

O Conselho Executivo do COI decidiu "suspender provisoriamente o Comitê Olímpico do Brasil", disse o comunicado do órgão.

No entanto, o texto assegura que a suspensão temporária do COB não afeta atletas e "o COI aceitou a equipe do Comitê Olímpico do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang (Coreia do Sul) e outras competições sob a marca da COB com todos os direitos e obrigações".

Além disso, o COI concordou em "privar provisoriamente Carlos Nuzman de todos os direitos, prerrogativas e funções decorrentes do seu estatuto de membro honorário do COI", bem como "expulsar Carlos Nuzman do Comitê Coordenador do COI para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020".

Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Carlos Nuzman é preso em operação que aponta fraude na Rio 2016

A Polícia Federal prendeu Nuzman na quinta-feira, acusado de participar de um plano de compra de votos para o Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos no ano passado.

O Ministério Público Federal (MPF) ordenou que Nuzman fosse detido por causa de uma tentativa de dissimulação de bens no último mês (o diretor olímpico foi conduzido coercitivamente em 5 de setembro, mas foi interrogado e liberado).

De acordo com as investigações, o principal líder da Rio 2016 está no centro da trama corrupta que comprou votos no COI com dinheiro de uma empresa do governo do estado do Rio de Janeiro, sob o comando do governador Sérgio Cabral, preso por uma série de crimes.

O COI nomeou o Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 em outubro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca.

Rio derrotou por 66 votos a 32 a Madrid, tornando-se a primeira cidade olímpica da América do Sul.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала