O jornal oficial do Ministério da Defesa da Rússia, Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha) publicou em 6 de outubro um relatório sobre a atividade das forças militares de outros países nas proximidades das suas fronteiras durante os últimos dias.
De acordo com o ministério, 17 aviões realizaram voos de reconhecimento perto das fronteiras aéreas da Rússia. Em particular, 15 aeronaves recolheram dados de reconhecimento de áreas estratégicas militares na parte ocidental da Rússia e 2 — no Ártico. Um avião russo levantou voo para efetuar eventual interceptação. No entanto, o relatório destaca que não foram registrados quaisquer incidentes no espaço aéreo russo.
Alguns países ocidentais (UE e EUA) intensificaram sua atividade militar nas regiões fronteiriças russas no período em que a Rússia e Bielorrússia realizaram os exercícios militares conjuntos Zapad 2017. No início das manobras, a Força Aérea do Reino Unido e dos EUA enviaram aviões de reconhecimento para patrulharem as fronteiras do país no Báltico. Além disso, nesse período, os EUA aumentaram a sua presença militar nos países da Europa Oriental, enviando, por exemplo, seu material bélico à Polônia.