"Os presidentes e suas administrações vêm conversando com a Coreia do Norte por 25 anos, com acordos celebrados e massivas somas de dinheiro gasto… Isso não funcionou. Os acordos foram violado mesmo antes da tinta secar, fazendo os representantes dos EUA de idiotas. Desculpem, mas somente uma coisa vai funcionar!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.
Presidents and their administrations have been talking to North Korea for 25 years, agreements made and massive amounts of money paid……
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 7 de outubro de 2017
…hasn't worked, agreements violated before the ink was dry, makings fools of U.S. negotiators. Sorry, but only one thing will work!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 7 de outubro de 2017
Nesta quinta-feira, Trump, durante um jantar com a cúpula militar dos EUA, anunciou uma "clamaria antes da tempestade", sem especificar aos jornalistas aos que estava se referindo.
Durante os últimos meses, Washington e Pyongyang transformaram a troca de ameaças e de ofensas em uma prática bilateral regular. Entre outras declarações, o presidente dos EUA, ao discursar para a Assembleia Geral da ONU, prometeu "destruir completamente" a Coreia do Norte, se esta ameaçar os Estados Unidos. Em resposta, o líder norte-coreano garantiu adotar medidas de retaliação "mais duras da história".