China lança terceiro satélite da Venezuela no espaço

© REUTERS / China DailyA nave espacial Shenzhou-11 com astronautas Jing Haipeng e Chen Dong sai de launchpad em Jiuquan, China
A nave espacial Shenzhou-11 com astronautas Jing Haipeng e Chen Dong sai de launchpad em Jiuquan, China - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China acaba de lançar o terceiro satélite venezuelano, António José de Sucre, conhecido pela sigla VRSS-2.

O lançamento foi efetuado às 12.13 na hora local (01.13 no horário do Brasil) desde o centro espacial chinês de Jiuquan, situado no deserto de Gobi, província de Gansu.

​O presidente venezuelano Nicolás Maduro supervisionou o lançamento a partir da sede da Agência Bolivariana de Atividades Espaciais (ABAE) em Caracas.

"Nove de outubro é um dia histórico para toda a atividade espacial venezuelana, dia histórico de lançamento do terceiro satélite. Eles já brilham no céu, Bolívar, Miranda e Sucre!", declarou Maduro citado pelo Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação.

O VRSS-2 (Sucre) ficará em órbita em sincronia com o Sol a 645 quilómetros da Terra. O aparelho pesa 942 quilos, tem 17,7 metros de comprimento, 1,6 m de largura e 2,1 m de altura e ficará em serviço durante cinco anos.

​A sua função é captar imagens de alta definição da Terra sob diferentes regimes espectrais, realizar vigilância, observação dinâmica e busca de recursos, assim como facilitar o monitoramento de desastres naturais, assistir na realização de estudos hídricos e planejamento urbano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала