O efeito visual criou a sensação em muitos internautas de que "a troca de pele" teria acontecido graças ao uso do sabonete líquido, o que gerou a aparição de numerosas críticas por racismo.
Estão pedindo boicote #Dove. pic.twitter.com/wbDIDUPr96
— Penny Lane (@eurobo9) 8 de outubro de 2017
Mesmo com a exclusão imediata da publicação da Dove do Facebook, internautas conseguiram copiar e gravar as imagens mostradas no vídeo, sendo posteriormente divulgadas mais uma vez nas redes sociais.
never jump into conclusions #dove pic.twitter.com/yW7hgOPh4S
— Abuti Benzo (@AbutiBenzo) 8 de outubro de 2017
No mesmo dia da publicação, Dove pediu desculpas. "A imagem que recentemente publicamos no Facebook não conseguiu representar as cores de pele das mulheres de forma respeitosa. Lamentamos profundamente as ofensas que podem ter sido causadas", escreveu a companhia em sua conta oficial no Twitter.
An image we recently posted on Facebook missed the mark in representing women of color thoughtfully. We deeply regret the offense it caused.
— Dove (@Dove) 7 de outubro de 2017
Contudo, vários internautas acreditam que muitas pessoas se apressaram a tirar conclusões sem mesmo ter visto toda a propaganda, ou seja, sem ter visto a terceira "transformação".
If you are going to post a story then post the FULL story. #DOVE #DoveAd had 3 woman of color in the ad sayn product is good for all colors. pic.twitter.com/3VWrDMPopS
— Tobias (@NoTimeToSearch) 9 de outubro de 2017
A marca mais uma vez é envolvida em acusações de racismo. Em 2015, a Dove lançou um protetor solar que "pode ser usado tanto em pele normal como em pele escura". A construção da frase do protetor solar foi discutida por muitos.