Secretário-geral da OTAN: não devemos permitir que Rússia se reforce na Líbia

© AP Photo / Virginia MayoSecretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa na sede da organização em Bruxelas, 14 de fevereiro de 2017
Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa na sede da organização em Bruxelas, 14 de fevereiro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN acredita que a Rússia não deva aumentar a sua presença na Líbia, como aconteceu na Síria, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg.

"Vigiamos cuidadosamente a situação na Líbia no contexto geral. Vimos os resultados da presença russa na Síria, o que somente agravou a situação, e claro que vamos tentar evitar algo parecido na Líbia", declarou Jens Stoltenberg na sessão da Assembleia Parlamentar da OTAN na Romênia. O seu discurso pode ser assistido no site da OTAN.

Jens Stoltenberg declarou que a OTAN "apela a todos os países, incluindo a Rússia, para que apoiem os esforços da ONU e do governo reconhecido pela organização a fim de que a situação na Líbia seja resolvida pacificamente".

Anteriormente, ao comentar a posição russa quanto à Líbia, o chefe do grupo de contato sobre o país em questão do Ministério das Relações Exteriores e Duma, Lev Dengov, disse à Sputnik que Moscou não reconhece nenhuma das partes do conflito líbio e não está interessada em fornecer armas.

Forças militares dos EUA se preparam para mais um exercício durante atividades militares na Suécia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
EUA apelam à criação de 'Schengen militar' para conter a Rússia
Depois da derrubada do líder Muammar Gaddafi, a Líbia vem enfrentando crise grave. O país foi dominado por um poder duplo: no leste do país, na cidade de Tobruk, preside o parlamento escolhido pelo povo, no oeste do país, na capital Trípoli, atua o Governo do Acordo Nacional formado com o apoio da ONU e União Europeia.

As autoridades da parte leste do país atuam independentemente de Trípoli e cooperam com o exército nacional líbio chefiado pelo marechal Khalifa Hafter, que está travando luta duradoura contra os islamistas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала