A Rússia e a Arábia Saudita acordaram o fornecimento de sistema S-400, assim como de complexos de mísseis antitanque Kornet-EM, sistemas de lança-foguetes múltiplos pesados TOS-1 Buratino, lança-granadas AGS-30 e fuzis AK-103 da classe Kalashnikov, informou na segunda-feira (9) a Sputnik, citando Maria Vorobyova, representante oficial do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia.
"Chegamos a acordo com a Arábia Saudita de fornecer sistemas de defesa aérea S-400, mísseis antitanque Kornet-EM, sistemas TOS-1A, lança-granadas automáticos AGS-30, fuzis AK-103 da classe Kalashnikov", disse a representante.
Segundo ela, durante a visita do rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud à Rússia, a produtora russa de armas Rosoboronexport e a empresa Indústrias Militares da Arábia Saudita (Saudi Arabian Military Industries, SAMI, na sigla em inglês) assinaram um acordo sobre a organização da produção de fuzis Kalashnikov AK-103 e respectivas munições na Arábia Saudita.
Vorobyova acrescentou também que a Rosoboronexport e a SAMI assinaram um memorando de cooperação na área da indústria de defesa.
Mais cedo, a agência de notícias Bloomberg publicou informações citando um comunicado de imprensa da SAMI, segundo o qual Moscou e Riad assinaram contratos que preveem a compra de sistemas de defesa aérea S-400 pelos sauditas.