Destino de mais uma base militar russa no Quirguistão

© Sputnik / Vladislav Belogrud / Acessar o banco de imagensSoldado quirguiz (arquivo)
Soldado quirguiz (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Rússia considera suficiente o número de bases militares que tem no Quirguistão em meio à proposta de Bishkek de abrir mais uma, disse em entrevista à Sputnik o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Grigory Karasin.

Comemoração de dez anos da abertura da base aérea da OTSC, na cidade de Kant, Quirguistão - Sputnik Brasil
Presidente quirguiz: funcionamento de base aérea dos EUA ameaçava meu país
"A Rússia, diferentemente de outros países que todos conhecemos, não procura invadir todo o globo com bases militares, não buscamos quantidade", disse Karasin ao responder à pergunta correspondente.

O diplomata sublinhou que, para a Rússia, instalações no exterior visam exclusivamente realizar "objetivos concretos para garantir a segurança da Federação da Rússia e a dos nossos aliados mais próximos".

"As bases militares russas na Ásia Central [no Quirguistão e Tajiquistão] são capazes de enfrentar as principais ameaças, tanto existentes como potenciais, na região", afirmou.

Segundo Karasin, a Rússia visa "concentrar seus esforços para aumentar a capacidade de combate das bases mencionadas, aperfeiçoar a sua infraestrutura, melhorar preparo combativo e a coordenação das ações dos efetivos, em particular, na hora de interação com unidades das forças armadas dos novos sócios", adicionou.

Atualmente, a Rússia possui duas bases no Quirguistão e uma no Tajiquistão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала