Cartógrafa desvenda origem dos grandes 'geoglifos' da Montanha dos Mortos na Rússia

© AP Photo / JEAN-PIERRE CLATOT Alpinistas nas montanhas (foto de arquivo)
Alpinistas nas montanhas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cientistas conseguiram explicar a origem dos misteriosos geoglifos, que foram recentemente descobertos na Montanha dos Mortos, mais especificamente nos Urais, pelo pesquisador Valentin Degtyarev.

Alpinista em montes (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Tragédia do Passo Dyatlov: terá sido provocada por testes de armas?
A diretora da empresa de cartografia temática Skaneks, Nina Moiseeva, disse à Sputnik que os geoglifos foram feitos com árvores derrubadas – o que pode ser visto nas imagens de satélite.

"Caso se observe a área perto do lugar, é possível ver muitos vestígios de derrubada de árvores, bem como intrusões trimestrais de infraestrutura linear e caminhos de desmatamento. Analisando esses fragmentos, é possível imaginar imagens diferentes, formas geométricas ou pessoas, tudo depende da sua imaginação", comentou Moiseeva.

A especialista também sublinhou que, se fossem reais, os geoglifos de tal tamanho já teriam sido detectados, porque a vigilância da Terra desde o espaço é realizada frequentemente e em detalhe.

Em 8 de outubro, Degtyarev anunciou ter encontrado imagens de satélite mostrando geoglifos parecidos com aves e cometas, que, segundo ele, datam do período Neolítico. A descoberta de Degtyarev é localizada justamente na zona do Passo Dyatlov, onde em fevereiro de 1959 morreu em circunstâncias desconhecidas um grupo de alpinistas dirigido por Igor Dyatlov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала