As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Battisti poderá ser extraditado caso o Supremo Tribunal Federal (STF) não conceda o habeas corpus preventivo pedido por seus advogados.
Temer pretende aguardar a decisão sobre o habeas corpus pelo ministro Luiz Fux, relator do caso Battisti. Entretanto, não há prazo para que uma decisão seja tomada pelo ministro do Supremo e caso um encaminhamento demore, o setor jurídico do Palácio do Planalto irá tentar elaborar um parecer que permita a extradição de Battisti à Itália mesmo assim.
Na semana passada, Battisti foi detido por evasão de divisas em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, ao tentar atravessar a fronteira com a Bolívia com dólares e euros. Ele negou que estava tentando fugir do país e conseguiu um habeas corpus para deixar a prisão.
Quem é Cesare Battisti?
Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua por assassinato pela Justiça Italiana e fugiu para o Brasil em 2004. Ele chegou a ser preso em 2007 e em 2009 o STF determinou sua extradição, que foi negada pelo ex-presidente Lula nos últimos dias de seu mandato.