"Ontem viemos a saber, posso afirmar oficialmente, da nova ação hostil das autoridades dos EUA contra nossas propriedades diplomáticas. Nos edifícios do Consulado Geral em são Francisco e da Representação Comercial, invadidos antes pelos serviços de inteligência norte-americana, foram retiradas as bandeiras russas", disse Zakharova.
Segundo ela, Moscou qualifica o acontecimento como "uma afronta contra um símbolo estatal da Rússia", acrescentando que Moscou "expressou um protesto veemente aos Estados Unidos".
Zakharova disse que, com tais ações, algumas forças políticas estadunidenses estão destruindo intencionalmente as relações com Moscou.
A embaixada da Rússia em Washington já criticou a medida dos EUA, qualificando-a como "uma manifestação de extrema animosidade".
Comentando a situação, um representante do Departamento de Estado norte-americano disse à Sputnik que as bandeiras russas foram "respeitosamente" baixadas pelas autoridades dos EUA nos imóveis diplomáticos russos fechados em Washington e em são Francisco.
"As bandeiras das antigas propriedades do Consulado russo em São Francisco foram respeitosamente baixadas e estão guardadas em segurança dentro de cada um dos edifícios", disse o representante estadunidense nesta quarta-feira (11).