EUA exigem que Turquia apresente provas por ter acusado e detido funcionários consulares

© REUTERS / Alkis KonstantinidisFoto do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre bandeiras do país, em Istambul, dois dias antes do referendo de 16 de abril de 2017
Foto do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre bandeiras do país, em Istambul, dois dias antes do referendo de 16 de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A decisão de Ancara de deter um funcionário consular norte-americano em Istambul provocou escândalo diplomático nas relações entre Turquia e EUA.

Polícia guarda a entrada na embaixada da Turquia em Washington, EUA - Sputnik Brasil
Especialista: posições distintas sobre Síria, Rússia e curdos destroem relação EUA-Turquia
Depois de ambas as partes terem aplicado medidas restritivas, o Departamento de Estado dos EUA demanda que a Turquia apresente provas para justificar a detenção do trabalhador consular.

Na quarta-feira (11), o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, expressou preocupação devido às detenções de trabalhadores consulares e cidadãos norte-americanos na Turquia, solicitando explicação e provas de Ancara para aplicação de tais medidas, disse a porta-voz do Departamento de Estado.

"O secretário Tillerson expressou profunda preocupação devido às detenções de turcos da missão diplomática norte-americana e de alguns cidadãos dos EUA. Rex Tillerson sublinhou a importância de transparência nas acusações feitas pelo governo turco e da necessidade de serem apresentadas evidências dessas acusações", declarou Heather Nauert.

A declaração foi feita depois de um diplomata importante norte-americano falar ao telefone com o seu colega turco Mevlut Cavusoglu. Eles acordaram manter um contato estreito para lidar com as preocupações dos EUA, disseram no Departamento de Estado.

A embaixada dos EUA suspendeu a concessão de vistos para não imigrantes nos consulados e embaixadas dos EUA na Turquia na semana passada em meio à detenção de um funcionário turco do Consulado Geral norte-americano em Istambul por suspeita de possuir ligação com imigrante acusado de ter planejado golpe de Estado em 2016. O mandado da detenção de outro funcionário turco foi apresentado alguns dias depois. Em resposta, as autoridades turcas decidiram suspender procedimento de pedidos de vistos norte-americanos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала