Diplomata: igualar Guardiões da Revolução Islâmica a terroristas trará 'efeitos nocivos'

© REUTERS / Raheb HomavandiManifestação anti-EUA em Teerã, Irã (arquivo)
Manifestação anti-EUA em Teerã, Irã (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A possível inclusão do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica na lista das organizações terroristas terá consequências negativas para a segurança na região e no mundo, declarou à Sputnik uma fonte do Ministério das Relações Exteriores russo.

Sistema de defesa aérea do Irã equipado com míssil Fajr-5 - Sputnik Brasil
Irã promete ensinar 'novas lições' aos EUA que 'só entendem xingamentos'
"Nas circunstâncias atuais de uma grande presença ilegal dos serviços secretos dos EUA na Síria [esta medida] pode ter consequências negativas no terreno para o Médio Oriente, tal como para a segurança global", disse.

Segundo o diplomata, "os EUA acusam de terrorismo uma entidade militar de um país estrangeiro, o que poderia levar o Irã a tomar medidas de retaliação; sabemos que nas relações entre os Estados existe o princípio de reciprocidade, que desencadeia a perigosa espiral de 'olho por olho, dente por dente'".

"As acusações contra a Guarda Revolucionária, ao nosso ver, nas condições atuais na Síria se inscrevem em uma política 'equivocada' dos norte-americanos, que não resultará na eliminação dos terroristas, somente vai obstaculizar o processo", acha.

O interlocutor do ministério explicou que esta política visa "antes de mais enfraquecer a pressão militar que é feita sobre os terroristas".

O Corpo de Guardiões iraniano, assinalou o diplomata russo, "é diferente de muitos outros, incluindo dos membros da coalizão antiterrorista encabeçada pelos EUA, são participantes experientes, ativos e eficazes dessa luta".

"Talvez ele seja um elemento da frente antiterrorista unida, como a Rússia a concebe, que pode aniquilar os terroristas de um modo eficaz por meio de esforços conjuntos e com ajuda dos que podem dar sua contribuição no terreno", explicou.

Membros do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica iraniano (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Irã: tentativas dos EUA de demonizar nossas tropas de elite serão consideradas terrorismo
Anteriormente, a mídia informou que Washington tem a intenção de incluir esta formação militar iraniana na lista das organizações terroristas.

Ao comentar esta informação, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, declarou que o Irã poderia responder com firmeza aos EUA, e o comandante da Guarda Revolucionária, general Mohammad Ali Jafari, anunciou que o Corpo trataria os militares dos EUA do mesmo modo que o grupo terrorista Daesh.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала