Premiê do Iraque coloca condições para o início do diálogo com o Curdistão

© Sputnik / Sergei Mamontov / Acessar o banco de imagensPremiê iraquiano, Haider al-Abadi
Premiê iraquiano, Haider al-Abadi - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, declarou que o reconhecimento da integridade territorial do país é a condição para o início do diálogo com as autoridades da região do Curdistão iraquiano.

Crianças curdas seguram bandeiras do Curdistão no dia 25 de setembro de 2017, data do referendo realizado pela independência da região - Sputnik Brasil
Bagdá tenta fazer as pazes com Curdistão iraquiano e suspende sanções
"A nossa posição é clara. Todo diálogo deverá se fundamentar nos seguintes princípios. Integridade territorial do Iraque. Cumprimento da constituição do Iraque. Não reconhecimento dos resultados do referendo", afirmou Abadi aos jornalistas nesta quinta-feira.

"Essa posição não é negociaável, nem necessita de iniciativas ou de mediação", concluiu o premiê, cujo discurso foi divulgado no Twitter do governo iraquiano.

Abadi destacou que o governo do Iraque não está boicotando o Curdistão e que as relações entre Bagdá e a região autônoma continuam.

No dia 25 de setembro, Curdistão iraquiano realizou um refendo sobre a independência da região. Segundo as autoridades eleitorais, 92,7% votaram a favor da agenda separatista. O governo do Iraque declarou o referendo de ilegal e afirmou que, sob pretexto algum, pretende discutir os resultados da votação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала