A Coreia do Norte é capaz de cortar indefinidamente a rede elétrica dos EUA e acabar com a vida de 90% da população estadunidense, se realizar ataque de pulso eletromagnético de grande altitude (detonação de uma bomba nuclear em grande altitude), anunciou a Comissão de Defesa do Congresso norte-americano.
Os especialistas avisam que Pyongyang pode "executar facilmente o cenário de juízo final para reduzir parte do território estadunidense a cinzas", informa a revista Washington Examiner.
Ao mesmo tempo, a Comissão sublinhou que a ameaça norte-coreana "nunca foi tão alta como agora", devido aos avanços significativos alcançados por Pyongyang na área de desenvolvimento dos seus programas nuclear e de mísseis.
As sanções, aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU em 11 de setembro em resposta ao teste nuclear da Coreia do Norte, proíbem o país de exportar produtos têxteis e limitam a quantidade de petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados que podem ser importados.
No entanto, as autoridades da Coreia do Norte indicaram que, apesar das sanções introduzidas pelos EUA e seus aliados, o país continuará desenvolvendo seu programa nuclear.