O empresário russo e integrante da lista da Forbes, Oleg Burlakov, está construindo um iate muito peculiar: embarcação a velas alimentada por energia solar. A edição russa da revista Forbes oferece detalhes do seu projeto.
A inovação principal do projeto é a integração de painéis solares flexíveis dentro do tecido das velas, explica Burlakov. Além disso, o iate também possui rotores que produzem energia hídrica durante movimento.
O navio é movido pelas velas, como qualquer outro iate deste tipo, mas a energia produzida por seus dispositivos inovadores não só cobrem todas as necessidades eléctricas, como também carregam as batarias, oferecendo até 10 horas de autonomia.
"Não é um barco para se divertir. O objetivo do projeto é criar navios com novas fontes de energia e novas oportunidades", sublinhou Burlakov, que já investiu entre 250 e 400 milhões de euros na sua criação.
O "Pérola Negra" tem 106 metros de comprimento e pode abrigar até 12 pessoas.
Segundo estimativas do empresário russo, tais navios não só serão mais ecológicos, mas custarão duas vezes menos de que seus análogos com propulsores a combustível.
No entanto, destaca-se que a única desvantagem de navios alimentados por energia alternativa é sua baixa velocidade.