"Na Coreia do Sul, no Japão e no Vietnã - países envolvidos ativamente em disputas com a China sobre desdobramentos ou territórios militares nos mares do Leste e do Sul da China - nove em dez ou mais pensam que o crescente poder militar da China é ruim para o país", disse um comunicado de imprensa que acompanha a pesquisa.
How people in the Asia-Pacific region view China: Key findings ahead of 19th National Congress https://t.co/GXgLsi890X pic.twitter.com/qaarFxYSA7
— Pew Research Center (@pewresearch) 16 de outubro de 2017
Na Índia, levantamentos realizados pelo Pew Research Center antes de uma recente disputa de fronteira no Himalaia revelam preocupações semelhantes por uma margem de mais de três para um.
A pesquisa explicou que as pessoas que se preocupavam com a expansão militar da China excederam aquelas que consideram benignas as ambições de Pequim por uma maioria de 93% na Coreia do Sul, 90% no Japão e 90% no Vietnã.
Nas Filipinas, o índice foi de 66%, seguido da Índia (56%) e da Indonésia (48%), observou o comunicado.
A pesquisa foi divulgada no mesmo dia em que a Casa Branca anunciou a agenda para uma visita de 12 dias do presidente Donald Trump ao Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas, prevista para o início de novembro.