De acordo com o Ministério da Educação, a competição é online, através da plataforma educacional russa Dragonlearn no site bricsmath.com e vai avaliar os conhecimentos e o raciocínio dos alunos dentro da Matemática.
Jamile Barbosa dos Santos, de 11 anos, está no 5.º ano A e estuda na Escola Municipal Francisco Sá Pentecoste, no Ceará. Ela é uma das três alunas indicadas e orientadas pelo Professor de Matemática da Escola, Cleiton Brilhante, que concedeu uma entrevista exclusiva à Sputnik Brasil sobre como foi o processo de indicação e a importância desse tipo de competição na formação educacional dos estudantes.
"Quando vi no site dessa olimpíadas, tivemos a preocupação de inscrever os alunos que gostaram das questões, focadas em raciocínio. Quando falei pra elas que era uma competição que envolvia os países dos BRICS como a Rússia, Índia, China e África do Sul, as meninas ficaram muito motivadas".
Jamile está ansiosa e confiante pela competição.
"Eu espero alcançar uma boa pontuação, eu acho uma ótima oportunidade pra exercitar meus conhecimentos. É uma iniciativa importante para conhecer outras culturas", conta a menina, que diz estar estudando bastante diariamente com colegas de escola que também participarão. "Sempre tirei notas boas, acho muito importante estudar [matemática]", completa a menina.