Os senadores estão decidindo em plenário, nesta terça-feira, se mantêm o afastamento do parlamentar, acusado de corrupção passiva e obstrução à justiça, ou se liberam a sua volta ao cargo.
Eunício reabre a sessão deliberativa desta terça. O 1º item da pauta é o Ofício do STF, que trata do afastamento do senador Aécio Neves.
— Senado Federal (@SenadoFederal) 17 de outubro de 2017
No documento, Aécio diz ter sido submetido a uma grande violência, resultante de uma trama ardilosa construída por agentes públicos e "empresários inescrupulosos" contra ele, homem com mais de 30 anos de vida pública e que não cometeu crime algum.
Veja carta de Aécio aos Senadores pic.twitter.com/Zo9viQB1RM
— Jornal Destak (@destak) 17 de outubro de 2017
Aécio Neves foi afastado de suas funções parlamentares e está cumprindo recolhimento noturno desde 26 de setembro por decisão da Primeira Turma do STF, depois de ser denunciado pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção passiva e obstrução à justiça. Ele é acusado de receber R$ 2 milhões em propina do empresário Joesley Batista, dono da empresa JBS. Segundo a justiça, a permanência do parlamentar no cargo poderia atrapalhar o andamento das investigações da Lava Jato.