Qual seria o lugar mais seguro do mundo se a Coreia do Norte lançasse um ataque potente? De acordo com as estimativas da ABC News, "o único continente que seria em grande parte seguro seria a América do Sul".
Em um hipotético ataque realizado através de veículos de lançamento espacial, os mísseis norte-coreanos poderiam cobrir uma distância de 15 mil quilômetros em sua configuração de três etapas, informou o canal. Nessas circunstâncias, o ponto mais distante de Pyongyang seria Mar del Plata, na Argentina.
Além disso, a preparação para o lançamento de mísseis tão potentes levaria muitos dias, o que "dá tempo aos adversários para se prepararem e possivelmente interceptarem os mísseis, por isso é altamente improvável que eles sejam usados como mísseis ofensivos".
Os especialistas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês) estimam que o único míssil de Pyongyang capaz de atingir um alcance máximo de 15 mil quilômetros é o míssil balístico de três etapas Taepodong-2.