OTAN para EUA: precisamos de equilíbrio entre 'não fazer nada e usar meios militares'

CC BY 2.0 / Frota do Pacífico dos EUA / USS Ronald ReaganPorta-aviões Ronald Reagan dos EUA perto da península da Coreia
Porta-aviões Ronald Reagan dos EUA perto da península da Coreia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na crise norte-coreana, a OTAN preferiu tomar uma posição mediata, pois, por um lado, é a favor do aumento de sanções, por outro, entende os riscos de um possível conflito armado.

Lançamento de mísseis balísticos pela Coreia do Norte (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
OTAN: ataque contra Coreia do Norte teria 'consequências devastadoras'
As divergências sobre como atuar nos assuntos ligados à Coreia do Norte têm lugar não só nos Estados Unidos, onde o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, manifestou-se a favor de continuar com a diplomacia "até que caia a primeira bomba", enquanto o presidente do país, Donald Trump, assegurou que essa estratégia era "perda de tempo".

Atualmente, a OTAN é a favor da linha diplomática para lidar com o desenvolvimento de programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, declarou que é vital "maximizar a pressão diplomática e econômica", sendo essa "a forma mais efetiva de pressionar Pyongyang para impedir suas ações ilegais e agressivas".

De acordo com o chanceler, o governo norte-coreano de Kim Jong-un deve "assumir toda a responsabilidade pelas medidas" adotadas pela comunidade internacional, "incluindo as sanções".

A posição da OTAN

O chefe da OTAN, Jens Stoltenberg, também acredita que uma ação militar contra a Coreia do Norte teria "consequências devastadoras", especialmente depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar a falha dos esforços diplomáticos.

O chefe da Aliança Atlântica destacou que na situação atual é necessário encontrar um equilíbrio entre "não fazer nada e usar meios militares".

Stoltenberg enfatizou que a OTAN "não estava planejando qualquer presença militar naquela parte do mundo" e que tal pedido não havia sido recebido de Tóquio ou Seul.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала