A missão espacial ExoMars conseguiu tirar fotos das nuvens marcianas ao alcançar o Planeta Vermelho no outono de 2016. A missão tinha então dois objetivos importantes: colocar a sonda TGO em uma órbita estável e realizar o desembarque do módulo espacial Schiaparelli na região de Meridiani Planum, planície junto ao equador marciano, mas o desembarque não teve êxito.
Agora, a sonda está abrandando ao passar a atmosfera superior de Marte, de forma a atingir uma velocidade apropriada para seguir a trajetória necessária para seu funcionamento. Antes deste procedimento, a ExoMars TGO captou algumas fotografias da superfície de Marte e analisou todo o seu equipamento científico. Foi então que a sonda conseguiu fazer as fotos das nuvens marcianas.
Além disso, as fotos mostram outras coisas interessantes: fendas escuras causadas pela erosão eólica. Graças a uma altitude de voo relativamente baixa (cerca de 1,8 mil quilômetros da superfície de Marte), cada pixel corresponde a um quadrado de 20 metros.