Mais violência pode ocorrer entre curdos e iraquianos, alerta Rússia

© REUTERS / Ako RasheedMilitar iraquiano em Kirkuk (foto de arquivo)
Militar iraquiano em Kirkuk (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse nesta terça-feira que não descarta novos choques militares no norte do Iraque, depois que as autoridades iraquianas recuperaram o controle sobre Kirkuk.

"Há o agravamento da situação militar e política no norte [do Iraque] em 16/10, já que as autoridades recuperaram o controle da cidade de Kirkuk. É possível que os combates continuem", escreveu o Centro de Situação e Crises do Ministério de Relações Exteriores da Rússia no Twitter.

Forças iraquianas continuam a avançar em Kirkuk - Sputnik Brasil
Todos os campos de petróleo de Kirkuk estão sob controle das autoridades do Iraque

Em 16 de outubro, as forças de segurança iraquianas, sem enfrentar nenhuma resistência da milícia curda Peshmerga, recuperaram o controle sobre a cidade de Kirkuk, que foi administrada diretamente pela administração autônoma curda nos últimos três anos. Um toque de recolher foi introduzido na cidade.

O conflito entre Bagdá e o Curdistão iraquiano em relação ao controle da província de Kirkuk piorou após o referendo sobre a independência, que foi realizado pelos curdos sem o consentimento das autoridades iraquianas em 25 de setembro.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала