Colapso da civilização: o que determinou destino do Antigo Egito?

CC0 / soupysquirrel / Pirâmides do Egito
Pirâmides do Egito - Sputnik Brasil
Nos siga no
Além de vários conflitos políticos e militares, que provocaram o colapso do Antigo Egito, existem razões mais importantes que determinaram o destino da famosa civilização egípcia.

Estruturas misteriosas descobertas na Arábia Saudita - Sputnik Brasil
Construção de ancestrais? Satélites detectam centenas de estruturas misteriosas (FOTO)
Os conflitos e distúrbios que determinaram o colapso do Antigo Egito poderiam ter sido provocados por erupções vulcânicas seguidas pela redução do nível das águas do rio Nilo, revela a investigação publicada na revista Nature Communications.

No artigo, os investigadores da Universidade de Yale (estado do Connecticut, EUA) analisaram a história dos últimos três séculos do Antigo Egito, entre os anos 305 e 30 a.C.

"Estabelecemos associações estatisticamente significativas entre as erupções e o início das revoltas no Egito ptolemaico, até hoje pouco entendidas, bem como as datas de cessão da guerra de Ptolomeu com o grande Império Selêucida do Oriente Próximo", explicam os autores do estudo.

Dragão Vermelho, o símbolo da China - Sputnik Brasil
Que é isso? Fósseis de um 'dragão' são encontrados na China (VÍDEO)
Além disso, a investigação científica revela que as erupções vulcânicas poderiam ter liberado gases de efeito estufa para a estratosfera, que permaneceram no ar por um ou dois anos, refletindo, assim, os raios solares. Esse processo poderia ter reduzido temperatura na atmosfera e prevenido evaporação de grandes massas de água. Isso, por sua vez, pôde ter resultado na redução do nível de precipitações ou chuvas.

"Os antigos egípcios dependiam quase exclusivamente das cheias do Nilo, provocadas durante o verão por monções no leste da África, para êxito de seus cultivos", explica o investigador Joseph Manning.

"Quando vulcões entraram em erupção, as cheias do Nilo diminuíram, provocando insatisfação popular e, consequentemente, distúrbios e consequências políticas e econômicas", sublinhou.

Homens de uma tribo africana em roupas vermelhas - Sputnik Brasil
Ancestrais dos africanos poderiam ter sido brancos?
Entretanto, os cientistas afirmam que sua investigação é muito atual, pois representa interesse para as partes do mundo que dependem das monções para agricultura. Isso representa quase 70 % da população mundial, os cientistas acrescentam.

O colapso do Antigo Egito aconteceu em 30 a.C. Depois da morte da última rainha da dinastia ptolemaica, Cleópatra, e da derrota na Batalha de Áccio, o reino se tornou província do Império Romano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала