Possível limitação da cooperação espacial entre Rússia e EUA levaria ao fechamento da EEI

© NASAEstação Espacial Internacional (EEI)
Estação Espacial Internacional (EEI) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na quarta-feira (18) uma fonte no Parlamento russo declarou que a futura lei para responder às sanções dos EUA poderia restringir os voos dos astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (EEI). Andrei Ionin, membro da Academia Russa de Cosmonáutica Tsiolkovsky, comentou essa possível medida.

Uma fonte no Parlamento russo disse que a Rússia poderá adotar medidas dolorosas em resposta às sanções antirrussas dos EUA. Por exemplo, a Rússia pode interromper os voos dos astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional e suspender o fornecimento de componentes para a Boeing.

Imagem da umbra, a sombra da Lua, sobre o território dos Estados Unidos, em uma visão do espaço - Sputnik Brasil
Rússia e China ameaçam liderança dos EUA no espaço, diz vice-presidente norte-americano
"O novo projeto de sanções incluirá uma resposta global e sistemática às sanções dos EUA", sublinhou ele.

Entretanto, Andrei Ionin está certo que essas medidas afetarão o funcionamento da EEI. 

"Tudo está ligado na EEI. Se os astronautas norte-americanos abandonarem a EEI, ela se tornará inoperacional. É de tomar em conta que o segmento norte-americano com os seus módulos-chave é maior que o da Rússia e é gerido dos EUA", comentou ele.

No fim de julho, o Congresso adotou novas sanções contra a Rússia, a Coreia do Norte e o Irã, que foram assinadas por Donald Trump em 2 de agosto. O documento inclui uma série de medidas restritivas em relação a diferentes setores da economia russa, incluindo a mineração,  indústria automóvel, bancos e empresas energéticas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала