Presidente da Lituânia levantará questão do 'Schengen militar' na cúpula da UE

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Acessar o banco de imagensPresidente da Lituânia Dalia Grybauskaite na cúpula da União Europeia
Presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite na cúpula da União Europeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Hoje (19) a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, se dirigiu a Bruxelas para a cúpula da União Europeia. Na reunião ela quer levantar a questão do acordo do "Schengen militar" – regime simplificado de transporte de equipamento militar entre os países europeus.

A cúpula da UE será realizada de 19 a 20 de outubro na capital belga. De acordo com o programa publicado, na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20) de manhã esperam-se reuniões com a participação de líderes de todos os 28 membros da União Europeia, a na sexta-feira à tarde planeja-se o encontro dos 27 líderes que ficam na UE para discussão do Brexit.

"Vamos falar sobre a revitalização da cooperação na indústria militar e reação mais rápida às crises internacionais, trabalho conjunto com os países terceiros. E claro que, levando em conta os desafios criados pelas manobras Zapad, precisamos falar sobre o regime simplificado de transporte de equipamento militar entre os países europeus ou assim chamado 'Schengen militar'", disse Grybauskaite na entrevista à Rádio LRT.

Exército espanhol na Letônia durante manobras da OTAN no Báltico - Sputnik Brasil
Rússia está alarmada com situação político-militar no Báltico
Anteriormente, Grybauskaite várias vezes intimidou os países ocidentais com estes exercícios.

Os exercícios estratégicos Zapad 2017 foram realizados no território da Bielorrússia e da Rússia de 14 a 20 de setembro sob o comando dos chefes dos Estados-Maiores dos dois países. As manobras foram vigiadas por 95 representantes de 50 países. Nelas participaram mais de 12 mil militares, foram usados cerca de 680 unidades de armas e equipamento militar, cerca de 70 aviões e helicópteros e dez navios.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse anteriormente que os receios da mídia ocidental de caráter agressivo dos exercícios Zapad 2017 são infundadas, pois as manobras tinham um caráter exclusivamente de defesa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала