Espanha 'deve enfrentar uma tentativa inaceitável' de dividir o país, diz rei Felipe VI

© REUTERS / Angel Diaz/PoolRei da Espanha, Felipe VI
Rei da Espanha, Felipe VI - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Espanha deve combater as tentativas das autoridades catalãs de dividir o país, disse o rei espanhol Felipe VI na sexta-feira (20).

"A Espanha deve enfrentar uma tentativa inaceitável de separar parte de seu território nacional, e fará isso usando suas instituições democráticas legítimas, respeitando nossa Constituição e de acordo com os valores e princípios da democracia parlamentar em que vivemos por 39 anos", disse o monarca na cerimônia dos Prêmios da Princesa das Astúrias.

Primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy durante pronunciamento em Madri, na Espanha - Sputnik Brasil
Analista político: 'Constituição da Espanha se sobrepõe a autonomia da Catalunha'
Em 1 de outubro, mais de 90% dos mais de 2 milhões de catalães que participaram do referendo sobre a independência da região apoiaram a separação da Espanha. O referendo foi considerado ilegal pelas autoridades centrais espanholas e foi reprimido com violência. 

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou em 10 de outubro que os resultados da votação permitiram a declaração de independência. No entanto, o líder catalão convidou o parlamento regional a suspender a proclamação para abrir um canal de diálogo com Madrid. 

Na quinta-feira, Puigdemont negou-se a responder um requerimento do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, sobre o status da Catalunha.

Madri cogita acionar o artigo 155 da Constituição no sábado, o que permitiria ao governo central retirar da rica região autônoma alguns de seus poderes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала