A frota submarina alemã não está passando por seu melhor momento, já que todos os seus submersíveis estão fora de operação. Quatro dos seis submarinos que compõem a frota alemã estão sendo reparados nos estaleiros, enquanto outros dois estão aguardando sua amarração no porto, informou o jornal Kieler Nachrichten.
Falando na última sexta-feira pelo estado da frota submarina, o porta-voz do Ministério da Defesa, Jens Flosdorff, disse que "obviamente" essa situação não é "boa".
"Nós gostaríamos que a preparação da missão fosse maior, mas às vezes com a tecnologia surgem problemas" disse Flosdorff.
As medidas destinadas a aumentar significativamente a funcionalidade do estaleiro antecipam que pelo menos quatro dos seis submarinos alemães estarão operacionais a partir de novembro de 2018.
A Alemanha construiu um total de 10 submarinos do tipo 212 entre 2002 e 2015. Além dos seis submersíveis que fazem parte da Marinha alemã, os quatro restantes são propriedade da Marinha italiana.
Uma versão mais recente dos submarinos alemães, tipo 214, foi autorizada para venda fora do país. Cerca de 13 submersíveis são atualmente operados pela Grécia, Portugal e Coreia do Sul, com ordens de compra pendentes de Israel.
Além disso, um contrato de 2 bilhões de euros foi assinado entre a Marinha turca e a Alemanha para a construção de seis submarinos tipo 214, com pagamento antecipado.