O navio foi lançado à água em 20 de outubro de 2017 no estaleiro Vympel que faz parte do consórcio Kalashnikov e se situa na cidade russa de Rybinsk. Os especialistas russos consideram que é um navio de nova geração.
De acordo com a tradição, os construtores partiram uma garrafa de champanhe contra o casco do navio. A primeira mulher cosmonauta, Valentina Tereshkova, se tornou a madrinha do navio.
O Kometa 120M é o primeiro navio de passageiros produzido pela Kalashnikov. O navio foi projetado para transportar 120 passageiros pelas águas do mar Negro. Em breve, cinco navios serão construídos, e mais tarde, cerca de outros vinte.
Para a empresa de construção naval Vympel, este navio de passageiros inicia uma nova orientação na indústria de construção de navios civis, assegurou o diretor da empresa, Oleg Belkov.
Os fabricantes enfatizam que o Kometa 120M será um navio com alto nível de conforto para os passageiros devido a um mecanismo moderno para diminuir o balanceio. Além disso, o navio está equipado com controle climático.
O Kometa terá autonomia de cerca de 370 quilômetros e uma velocidade máxima de cerca de 65 quilômetros por hora.