De acordo com o The New York Times, a CIA mudou seu foco do combate contra a Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia) e ajuda aos serviços secretos afegãos para o combate contra o movimento talibã. Este pode ser o papel da agência na nova estratégia dos EUA no Afeganistão proposta pelo presidente Donald Trump, segundo o jornal.
Nomeadamente, a CIA ampliou suas atividades para capturar os talibãs envolvidos na fabricação de bombas, realizando ataques de noite e enviando pequenas equipes contraterroristas que fazem parte destas operações, disseram autoridades norte-americanas para a mídia.
Em agosto, Donal Trump anunciou a nova estratégia no Afeganistão, que prevê continuar apoiando o governo afegão e seus militares no combate ao terrorismo e ampliando os poderes das tropas norte-americanas na hora de lutar contra os terroristas no país. Trump também aprovou o envio de 4.000 militares adicionais ao Afeganistão.
Há décadas que o Afeganistão vive uma significativa instabilidade política, social e de segurança pois várias organizações terroristas continuam organizando ataques contra civis e alvos militares.