Que parte 'única' possui Planeta Vermelho? (FOTO)

Nos siga no
A NASA descobriu que Marte possui uma cauda magnética invisível que não tem análogos no Sistema Solar.

A NASA testa novo motor RS-25 E2063 para o Sistema de Lançamento Espacial (SLS),Mississipi, EUA - Sputnik Brasil
NASA testa motor que levará homens a Marte (VÍDEO)
Outros planetas, tais como Vênus e a Terra, possuem uma espécie de cauda, mas a do Planeta Vermelho é muito mias retorcida do que qualquer outro planeta do nosso Sistema Solar.

Os dados obtidos pela sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (MAVEN) indicam que a forma retorcida da cauda marciana pode provocar a perda de grande parte da atmosfera desse planeta.

"Descobrimos que a cauda magnética de Marte é a única no Sistema Solar", indicou Gina DiBraccio do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt (Maryland, EUA).

Imagem computorizada de Marte - Sputnik Brasil
NASA revela nova ameaça para construção de bases nas luas de Marte
"No se parece com a que se encontra em Vênus, um planeta sem campo magnético próprio, nem se parece com a cauda magnética da Terra, que está rodeada por seu próprio campo magnético gerado internamente. Ao invés disso, é um híbrido entre os dois tipos", revela a especialista.

De acordo com os cientistas, a cauda retorcida de Marte surgiu devido ao processo de "reconexão magnética". O Planeta Vermelho perdeu grande parte do seu campo magnético há milhões anos, mas algumas partes da sua superfície seguem conservando campos magnéticos "fósseis".

Marte tem uma cauda! A sonda MAVEN da NASA detectou a cauda magnética invisível de Marte, impulsionada pela interação com o vento solar

​Astrônomos da NASA explicam que a cauda magnética do planeta é formada graças ao vento solar que transporta campos magnéticos e os unem com os campos magnéticos "fósseis". Ao mesmo tempo, uma parte da atmosfera de Marte é impulsionada para o espaço.

"Nosso modelo previu que, devido à 'reconexão magnética', a cauda de Marte giraria 45 graus em comparação com o esperado em conformidade com o ponto de vista da direção dos campos magnéticos impulsionados pelo vento solar", explicou DiBraccio.

As previsões da NASA coincidiram com os dados obtidos através da sonda espacial MAVEN, cujo objetivo principal é revelar como o Planeta Vermelho perdeu sua atmosfera e a água.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала