Os dados obtidos pela sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (MAVEN) indicam que a forma retorcida da cauda marciana pode provocar a perda de grande parte da atmosfera desse planeta.
"Descobrimos que a cauda magnética de Marte é a única no Sistema Solar", indicou Gina DiBraccio do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt (Maryland, EUA).
De acordo com os cientistas, a cauda retorcida de Marte surgiu devido ao processo de "reconexão magnética". O Planeta Vermelho perdeu grande parte do seu campo magnético há milhões anos, mas algumas partes da sua superfície seguem conservando campos magnéticos "fósseis".
MARS HAS A TAIL!!! NASA's MAVEN🛰 orbiting Mars has detected an invisible magnetic "tail" that is twisted by interaction with the solar wind. pic.twitter.com/AzDeKQ59KV
— Kevin J DeBruin (@fitrocketsci) 22 de outubro de 2017
Marte tem uma cauda! A sonda MAVEN da NASA detectou a cauda magnética invisível de Marte, impulsionada pela interação com o vento solar
Astrônomos da NASA explicam que a cauda magnética do planeta é formada graças ao vento solar que transporta campos magnéticos e os unem com os campos magnéticos "fósseis". Ao mesmo tempo, uma parte da atmosfera de Marte é impulsionada para o espaço.
"Nosso modelo previu que, devido à 'reconexão magnética', a cauda de Marte giraria 45 graus em comparação com o esperado em conformidade com o ponto de vista da direção dos campos magnéticos impulsionados pelo vento solar", explicou DiBraccio.
As previsões da NASA coincidiram com os dados obtidos através da sonda espacial MAVEN, cujo objetivo principal é revelar como o Planeta Vermelho perdeu sua atmosfera e a água.