Durante o encontro, ambos os ministros se manifestaram contra ações unilaterais no mar do Sul da China, inclusive a militarização dos territórios disputados, se referindo à China. Declarações deste tipo levam ao aumento da confrontação e tensão na região, afirmam analistas consultados pela Sputnik China.
Fu Ying, presidente do comitê para os assuntos exteriores do Congresso Nacional do Povo, declarou na sessão do Clube Valdai que a China é contra o envolvimento de terceiras partes em suas disputas territoriais com os vizinhos.
Ela também confirmou a disponibilidade da China para negociar sobre as ilhas, mas se expressou contra a atribuição a estas disputas de um caráter de confronto geopolítico desnecessário. Ela sublinhou que a ingerência de outros países, em primeiro lugar dos EUA, cria o risco de que simples disputas virem conflitos geopolíticos.
O diretor do Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia, Dmitry Mosyakov, acredita que a posição antichinesa, anunciada durante o encontro entre Mattis e Onodera, faz recuar as relações de Tóquio e Washington com Pequim.
"As relações da China com Filipinas mostram que a discussão bilateral dos problemas entre dois países leva a determinado sucesso", diz Mosyakov.
"Infelizmente, isto são sinais de que a busca da resolução do conflito fica cada vez mais problemática", afirmou.
O diretor do Centro de Estudos do Pacífico Sul do Instituto Chinês de Relações Internacionais, Shen Shishun, por sua parte, considera que os EUA usam Japão para conter a China.
"É óbvio que por trás de tudo isso está o objetivo de criar dificuldades para a China. Isso diz especialmente respeito aos EUA. Os EUA tentam conter a China por meio de terceiros países", opina o especialista.
"É uma tentativa infrutífera, que pode apenas despertar os sentimentos patrióticos da China, mas nunca vai abalar o direito histórico e real da China às Diaoyudao", resumiu Shen Shishun.
O ministro da Defesa chinês, Chang Wanquan, destacou, no entanto, que seu país aspira à criação de uma Ásia ainda mais segura em interação com seus vizinhos.