Os restos encontrados são do século XIII a.C. e, de acordo com especialistas, trata-se da primeira evidencia de violência ritual em uma sociedade do continente americano.
Pacopampa encontra-se nas terras altas do norte do Peru e alojava uma sociedade complexa, cuja principal atividade era o ritual. Também construiu uma arquitetura cerimonial grande e desenvolveu a estratificação social sem nenhum controle político dos bens agrícolas excedentes, segundo o estudo publicado no início de outubro pelo jornal científico norte-americano Plos One.
Signs of ritual violence on skeletons from an ancient Andean civilization at Pacopampa in the Andes: https://t.co/0QJQPkVNjr #archaeology
— C. Dodds Pennock (@carolinepennock) 24 de outubro de 2017
Os pesquisadores japoneses descobriram os restos de 104 pessoas, sete das quais têm lesões físicas significativas, como fraturas cranianas, faciais e de extremidades.
Um exame pélvico de um deles estima que todas as vítimas tinham 35 anos de idade ou mais. Além disso, não foram encontrados sinais de desnutrição nas vítimas.
Os pesquisadores sugerem que em Pacopampa os rituais estavam relacionados à produção de água e alimentos, após o descobrimento de sistemas de canais subterrâneos e ornamentos de concha destinados ao uso.
De acordo com os especialistas, os túmulos de pessoas com ferimentos graves se concentraram em lugares onde houve uma atividade cerimonial elevada, o que prova a importância desta atividade na sociedade.