As autoridades britânicas estariam planeando a venda de cerca de cinco fragatas e dois navios anfíbios. De acordo com a publicação da Jane’s Navy International, dois navios anfíbios de assalto, o HMS Albion e o HMS Bulwark, podem ser vendidos para países da América do Sul (Chile e Brasil) apesar da promessa dos conservadores de não reduzir a frota existente de 13 fragatas.
"Se alienarmos esta capacidade, não a poderemos recuperar rapidamente… Estamos alienando uma capacidade anfíbia que é, na minha opinião, absolutamente essencial", disse ao The Telegraph Julian Thompson, major-general reformado da Marinha da Grã-Bretanha.
Na noite de quarta (25) o porta-voz do Partido Liberal Democrata para a defesa, Menzies Campbell, também se manifestou contra a possível venda de fragatas, acrescentando que a "ideia de se livrar de mais fragatas é absolutamente louca".
O secretário de Defesa Michael Fallon, por sua parte, negou a informação sobre os planos de venda de fragatas britânicas, não havendo, segundo disse, quaisquer propostas para tal e sublinhando que a informação sobre o assunto é especulação simples.