O helicóptero que ia do povoado russo Piramida a Barentsburg desapareceu dos radares e caiu, de acordo com a Guarda Costeira da Noruega.
O helicóptero russo caiu a 2 ou 3 quilômetros de distância de Barentsburg. A Guarda Costeira da Noruega está coordenando a operação de buscas.
"O helicóptero russo, com oito pessoas a bordo, caiu no mar à dois ou três quilômetros de distância de Barentsburg. O serviço de buscas no norte da Noruega está coordenando a operação de resgate; detalhes ainda não foram revelados", escreveu no Twitter o serviço de buscas:
Et russisk helikopter med 8 personer om bord har gått ned i havet 2-3 km fra Barentsburg. HRS NN koordinerer og vil komme med mer info.
— HRS Nord-Norge (@HRSNordNorge) 26 de outubro de 2017
Departamentos e oficiais russos ainda não comentaram o incidente.
O porta-voz do serviço de buscas, Tore Hongset, comunicou ao jornal norueguês VG que dois barcos e um helicóptero foram enviados ao local.
Spitsbergen, sendo unidade administrativa da Noruega, possui um estatuto especial legal e há um povoado russo na ilha onde mora a maioria dos mineiros. O estatuto especial dá o direito aos Estados signatários do Tratado de Svalbard a fazer negócio no arquipélago ártico.