Ainda em 2015, quase 60% da população dos EUA acreditava que mídia nacional reflete a opinião de políticos e industriais e mais de 27% estavam seguros de que a mídia norte-americana é imparcial. Apenas 14% dos entrevistados ficaram confusos ao responder à pergunta: "A mídia popular do seu país acompanha acontecimentos nacionais de modo imparcial ou é influenciada por políticos e grandes negócios?"
Segundo a enquete realizada pela Sputnik-Opinião, 21% da população dos EUA, ou seja, um em cada cinco cidadãos se sente confuso ao ser perguntado sobre, na realidade, a mídia norte-americana representa os interesses de quem. Mais da metade dos cidadãos dos EUA acreditam que sua mídia segue os interesses de grandes negócios e forças políticas, já um quarto acredita que sua mídia é objetiva.
A enquete foi realizada pela empresa de opinião pública mais antiga da França, aIFop, para a Sputnik entre 20 e 27 de setembro de 2017. Da pesquisa participaram um total de 802 respondentes maiores de 18 anos de idade.
Em 2015, a sondagem foi realizada pela agência ICM Recearch de 1 a 4 de maio, contando com participação de 2.047 pessoas.
Ambas as amostra representam a população por sexo, idade e localização geográfica. A margem de erro é de aproximadamente 3,1%, com um nível de confiança de 95%.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.