O Moskvitch-2144 Istra foi considerado um carro mais interessante de três escolhidos. Foi projetado em 1985, pelo engenheiro Sergei Ivakin e parecia um "veículo de futuro" como uma carroceria de forma futurística, janelas grandes e portas que se abrem para cima. Infelizmente, o carro, equipado com um motor diesel da empresa Elsbett e uma caixa de velocidades única, não foi lançado para a produção em massa devido ao colapso da União Soviética.
O veículo elétrico VAZ-2702 Poni ocupou o segundo lugar da lista. O carro, apresentado em 1982, pode ser considerado o primeiro "eletrocar" soviético, contudo, seus testes não foram bem-sucedidos. Foi necessário melhorar a bateria utilizada no modelo, porém, o fabricante recusou o fazer devido aos enormes custos.
O último carro incluído na lista de Daily-Motor.ru é NAMI LUAZ-Propor, elaborado por um grupo de engenheiros dirigido por Gennady Hainov. O modelo, equipado com um motor MeM3-245, foi apresentado ao público em 1988, mas também não chegou a aparecer no mercado, permanecendo na história apenas como um protótipo soviético de veículo utilitário esportivo.
ЛуАЗ «Прото»: мечта, не ставшая былью — https://t.co/hMaWCiuImu pic.twitter.com/jlgdG0r2ji
— AutoDriving (@AutoDriving_) 26 de junho de 2016