Suicídio no mar: o que comeu o cérebro de mil tubarões levando-os à morte?

CC0 / Pixabay / Tubarão (ilustração)
Tubarão (ilustração) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O que realmente provocou o suicídio de predadores marinhos do litoral oeste estadunidense? Cientistas já encontraram respostas.

Tubarão-branco - Sputnik Brasil
'Como nos filmes': Jovem se salva de ser devorada por enorme tubarão (VÍDEO)
Os pesquisadores norte-americanos revelaram que um parasita provocou mil mortes em tubarões da espécie Triakis, perto do litoral da Califórnia, informa a revista National Geographic.

Segundo a estatística, em 2017 foram detectados mais de mil "suicídios" desses predadores marinhos: tubarões nadaram até a costa e morreram por desidratação.

A razão deste comportamento estranho permaneceu um mistério até que fosse realizada a investigação profunda de peixes mortos.

Os especialistas do Departamento de Pesca e de Recursos naturais da Califórnia determinaram que os cérebros desses tubarões estavam gravemente danificados.

"Algo penetrou dentro do cérebro do tubarão através do nariz e consumia-o, como resultado, os predadores perderam a orientação, nadaram até a costa e morreram"

Tubarão - Sputnik Brasil
Australiana pega tubarão ao colo (VÍDEO)
Ao mesmo tempo, depois de realizarem uma experiência molecular, os cientistas da Universidade da Califórnia estabeleceram que os cérebros danificados dos peixes foram comidos por parasitas Miamiensis avidus, que causam condições semelhantes em outros habitantes marinhos.

Eles acreditam que o aumento dessa doença foi provocado pelas precipitações que reduziram o nível de salinidade. Assim, a alteração da composição química da água reduziu a imunidade dos tubarões, tornando-os presa fácil de parasitas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала