Onde apenas duas semanas atrás se encontrava o lago Sakantsy, um reservatório com 20 metros de profundidade, atualmente só existe lodo: uma área extensa de terra molhada e lamacenta.
Пивоварово, оз. Саканцы #Вязники #Лето2015 pic.twitter.com/A38rsNmmn4
— Valery (@VLyahov) 9 de agosto de 2015
O fenômeno estranho, qualificado como o "desaparecimento do ano", batizado assim pelo canal local Vyazniki-TRK, ocorreu em 12 de outubro próximo da cidade de Pivovarovo, na região de Vladimir (Rússia).
O traço mais inédito desse fenômeno é a maneira que o lago se "esvaziou" quase instantaneamente. As testemunhas desse "desaparecimento" revelaram que "em apenas algumas horas a água com todos seus peixes, se infiltrou por debaixo da terra".
Um vídeo divulgado na Internet mostra o vazio imenso naquele local onde antes existia o lago.
Segundo as autoridades da região, trata-se de um lago de origem cárstica. Ou seja, uma acumulação de água retida em um reservatório natural e composta por rochas calcárias, como, por exemplo, aqueles existentes no leste dessa região russa.
É provável que a água se encontrasse retida e formou um lago graças ao revestimento de lodo. No entanto, é também possível que o reservatório volte a encher-se de água no futuro.