França organiza referendo para descolonização na Oceania

© AFP 2023 / Theo ROUBYPovo da Nova Caledônia
Povo da Nova Caledônia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A França, que se prepara para organizar um referendo sobre autodeterminação em Nova Caledônia (arquipélago da Oceania situado na Melanésia), colônia francesa desde 1853, nota que os membros do comitê de signatários do Acordo de Nouméa chegaram a acordo.

Mulher com vela durante a Cerimônia do Fogo Eterno em Lyon, França, em 2014, no 20º aniversário do genocídio de 2014 em Ruanda - Sputnik Brasil
O papel da França no genocídio em Ruanda
O comitê de signatários do Acordo de Nouméa chegou a um "acordo político" sobre o referendo de autodeterminação em Nova Caledônia, previsto para 2018, indicou na quinta (02) o primeiro-ministro francês Édouard Philippe.

"Ainda temos que trabalhar e este trabalho é difícil", afirmou ele, citado pela AFP, na sua declaração à imprensa, se congratulando com a confiança existente entre os parceiros.

O processo de descolonização progressiva em curso no arquipélago – francês desde 1853 – vai resultar, de acordo com o acordo de Nouméa de 1998, em um referendo de autodeterminação que vai ser realizado o mais tardar até novembro de 2018.

O chefe do governo agradeceu a "todas as delegações" que contribuíram para o acordo político alcançado na quinta relativo, entre outros aspetos, ao corpo eleitoral do referendo, à presença de observadores da ONU durante as operações eleitorais em 2018 e ao estabelecimento de seções eleitorais decentralizadas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала