O Dia da Unidade Nacional foi celebrado pela primeira vez em 4 de novembro de 2005 em memória dos eventos de 1612, quando o comerciante Kuzma Minin e o príncipe Dmitry Pozharsky encabeçaram uma força de voluntários para libertar Moscou da ocupação polaca. Dmitry Pozharsky até foi batizado de "Salvador da Pátria" pelos seus méritos.
Сегодня в России празднуется День народного единства. https://t.co/oTDGvLMump #КультураРФ #ДеньНародногоЕдинства pic.twitter.com/F7TNvT3ebc
— Культура.РФ (@cultrf) 4 de novembro de 2017
O Monumento dedicado a Minin e Pozharsky na Praça Vermelha em Moscou
Estes eventos marcaram o fim de uma época na história russa conhecida como Tempo de Dificuldades.
O Tempo de Dificuldades começou com a morte do czar Ivã IV, o Terrível, da Dinastia Ryurykovychi, em 1584 e durou até 1613, quando foi estabelecida Dinastia Romanovy. A existência de vários pretendentes ao trono levou a uma grave crise no país.
Os assim chamados Sete Boiardos, homens nobres que usurparam o poder, abriram as portas aos polacos, desejando ver no trono o Príncipe polaco Vladislav, que era católico. Mas o patriarca Hermogenes apelou aos russos para defenderem a Igreja Ortodoxa e expulsarem os invasores estrangeiros.
Pessoas de todas as camadas sociais e grupos étnicos da cidade russa se juntaram para libertar a Pátria. Os voluntários tinham dois líderes, ambos escolhidos pelo povo, Kuzma Minin e Dmitry Pozharsky.
#ПамятныеДаты
— Музеи Кремля (@KremlinMuseums) 4 de novembro de 2017
4 ноября — День народного единства.
Русское ополчение на подступах к Москве. Россия, XIX в. (?) pic.twitter.com/eWwocYm2pg
As tropas voluntárias russas se aproximando da cidade de Moscou
A libertação de Moscou lançou os alicerces da restauração do poder estatal e escolha do novo czar. Em novembro de 1612, se realizou uma assembleia de nobres e, em fevereiro de 1613, este órgão representativo elegeu Mikhail Romanov como o novo czar, o primeiro da sua dinastia, marcando o fim do Tempo de Dificuldades.
O Dia da Unidade Nacional é uma antiga tradição recentemente restaurada. A ideia de fazer o dia 4 de novembro feriado foi proposta pelo Conselho Religioso russo em setembro de 2004.
Nesse dia, os partidos políticos e movimentos públicos organizam manifestações, desfiles, concertos e eventos esportivos por toda a Rússia.