Neste domingo (5), Trump chegou à base aérea de Yokota, perto de Tóquio e a transmissão do seu discurso foi apresentada no site da Casa Branca.
Em resposta, Trump perguntou a todos os militares reunidos em frente da tribuna se ele deve vestir o casaco. A pergunta foi recebida com júbilo.
No decorrer da sua intervenção, o líder norte-americano agradeceu muitas vezes aos militares dos EUA por seu serviço, frisou a importância da base de Yokota para a cooperação nipo-americana e como garantia de paz e estabilidade na região e no mundo, bem como expressou seu respeito pelo povo japonês.
"Dominamos no ar, dominamos no mar, dominamos em terra e no espaço. Não apenas porque temos os melhores equipamentos, embora isso seja assim. Mas porque temos algo melhor do que simplesmente equipamentos. Temos as melhores pessoas… Sua fidelidade e competência os tornam o exército mais corajoso na história", afirmou Trump.
O presidente dos EUA frisou que o país "nunca se renderá, nunca cederá e nunca hesitará para proteger seu povo, sua liberdade".
O presidente norte-americano chegou ao Japão no âmbito da sua turnê asiática. Espera-se que hoje Trump se reúna com o premiê japonês, Shinzo Abe, durante um almoço de trabalho, e depois jogue golfe com ele. Ademais, Trump visitará a Coreia do Sul, a China, o Vietnã e as Filipinas.